"Aqui se 'vive' e se 'respira' poesia... Faça parte deste espaço, siga-nos..."

"Aqui se 'vive' e se 'respira' poesia... Faça parte deste espaço, siga-nos..."

Visualizações...

free counters

Visitas...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Espaço Pai: [Silvia Champ... Mardilê Friedrich Fabre... Cypriano Maribondo... George Cabral... Anna Karenina... Valmir Abrantes... George Lemos... Márcia Kaline Paula de Azevedo... Jane Rossi... Marcial Salaverry... Paulo Cesar Ribeiro...]




Especial Pai
[Aqui "falam" as emoções e os sentimentos...]


Feliz o pai que é abençoado com bons filhos...

Filho...
Respeita a teu pai para que esta atitude seja mútua
Faça dele o teu herói para que depois seja você o herói do teu filho,
Abrace-o, compartilhe das suas alegrias, dúvidas e medos,
Teu pai é teu melhor companheiro...
É sangue do teu sangue.


Pai
Silvia Champ
Limeira -SP

A ti pai, venho com emoção
tentar colocar em palavras
O que levo no coração.

Tua imagem permanece viva
em minha lembrança
Tens a mesma doçura ativa
dos meus tempos de criança.

Toda ternura que me dedicaste
foi intensa demais para ser esquecida
Todo tempo que comigo passaste
trouxe o sentido de minha vida.

Perdoe, papai querido, essas lágrimas
que de meus olhos derramo
Elas representam a forma mais simples
Para te dizer: Te Amo!



Pai, lembrança constante
Mardilê Friedrich Fabre
São Leopoldo - RS

Meu pai,
Compreensão
Foi tua qualidade.
Faz-me falta teu aconchego
Amigo.

Origem
Força, doçura...
No teu colo curei
As chagas das quedas da vida.
Amor.

Lume
Sábio, sereno.
Tuas palavras certas
Varriam de mim a tristeza,
Papai.

Herói
Inigualável.
Aclarador das trilhas
Escuras de tempos difíceis.
Paredro.

Modelo
Honesto, honrado,
Exemplo que fixei,
Construindo-me na justeza.
Fontal.



O que é ser pai
Cypriano Maribondo
[Poeta Maribondo]
Natal - RN

Ser Pai...
Não é apenas,
Dar seu DNA para alguém.
É algo bem mais profundo.
É amar, proteger, educar.
Dar a vida, e viver.
Pensando apenas no filho.
Para vê-lo, um dia, crescer.

Ser Pai...
É um presente divino.
Que nós homens, de Deus, ganhamos.
É ser exemplo para o filho.
Ser herói para quem nós amamos.
Ser meigo, carinhoso, dedicado,
Às vezes, substituto da mãe.
Chamado pelos filhos de pãe.
Quando cria, os filhos, sozinho.
São eles verdadeiras mães.

Ser Pai...
É ser especialmente por amor.
Mesmo que o filho não seja seu.
Pois pai verdadeiro não é o que gera.
É aquele que aceita o filho como seu
Que ama, educa, ensina a criança.
Dando-lhe uma família, um nome, um lar.
Para aquele que os pais biológicos
Irresponsavelmente decidiram abandonar.
Ser pai por amor é ser pais duas vezes.
É a felicidade do filho, de presente, ganhar.

Ser Pai...
Para mim é muito difícil,
Falar para vocês o que é SER PAI.
Pois sei que não fui um bom filho,
Sempre tive o amor do meu pai,
Recebi dele muito amor, proteção,
Ensinou-me como a vida enfrentar
Mas naqueles anos dourados,
Para mim, era difícil, escutar.

Ser Pai...
Passei anos, de meu pai, afastado,
Mesmo estando com ele morando.
Até o dia em que pai, eu me tornei.
Consegui seus ensinamentos entender.
E para junto do meu pai, retornei.
Hoje eu sei o que é ser um pai.
Neto e Nierlly me fizeram aprender
Hoje agradeço a Deus todos os dias.
Pelos meus filhos, minha razão de viver.

Ser Pai...
É saber que os filhos são a prova do amor
Que nos foi dado como grande presente
Poder ver crescer, educar, ensinar.
Ver adulto, honesto, já independente.
Hoje são os filhos que estão me ensinando.
Como eu devo agora viver.
Hoje eles estão me preparando.
Quem sabe, para avô, um dia eu ser.
É com esta mensagem de muito amor
Que neste dia dos pais eu quero deixar,
O maior presente que desejo
Dos meus filhos, neste dia, ganhar.
É a certeza que mesmo adultos,
Os meus filhos continuam a me amar.


Pai
George Cabral
[Campista Cabral]
Teresópolis - RJ

"Meu pai me ensinou muitas coias:
a fazer,
a construir,
a lutar,
a ser persistente,
a parar,
a pedir desculpas,
a olhar ao meu redor e a fazer silêncio.

Meu pai me ensinou sem saber.
Ensinou não sabendo.
Ensinou.
Hoje...
Vejo o meu filho e penso no que é ser,
de fato, um pai.
E vejo que ser pai é estar irremediavelmente apaixonado pelo filho.
A olhar com cuidado e com carinho,
mas a ficar bravo e reclamar e chamar a atenção quando for preciso.
Ser pai é complicado e,
ao mesmo tempo, fácil.

Explicar coisas e responder sem graça as perguntas mais descabidas.
Ser enérgico na hora certa
[mesmo que não saibamos em muitas ocasiões se a hora certa é mesmo certa].
Meu pai me ensinou a melhor das coisas, ser gente...
E eu aprendo que ser pai é estar continuamente aprendendo a viver."




Teu nome pai
Anna Karenina
Pintadas - BA

O destino destruiu
Os laços que nos unia
Pouco me lembro de ti
Mas teu nome não esqueço
Apesar de tudo te amo
Não te culpo do desencontro
São coisas que acontecem
E muitos assim padecem
Meu pai, que o Eterno Pai
Te guarde em asas de luz
E que um dia nos encontremos
Diante de Cristo Jesus



Meu Pai presente
Valmir Abrantes
Nova Serrana - MG
 

Ao seu modo,
Amoroso
Incompreensível nas coisas simples
Sensível nas coisas complicadas
Compreensível nos meus temores mais controversos
Pacificador
Intermediador de conflitos
Emblemático
Sério
Sisudo
Às vezes rude
Tudo isso
Nada disso
Nunca senti falta dos teus braços
Guardei pra mim todos os abraços
Que pelo acanhamento não nos permitimos

O tempo passa Pai
E passou pra nós também
Continuamos acanhados
Mantemos cruzados nossos braços
Adiamos uma vez mais nossos abraços
As palavras de carinho ainda entalam na garganta

O tempo passa Pai
E haverá um tempo
Que haveremos de nos arrepender
De tudo que não fizemos
De tudo que não dissemos

Mas pai
Nunca haveremos de nos arrepender
Do respeito que temos

Se não nos interagimos um pouco mais
É porque somos mesmo assim:
Sisudos, rudes
Às vezes sérios demais

Mas pai
O tempo passa
É tempo de degelo
Ainda não sei te pedir os teus braços
Ainda não sei te dar um abraço

Mas já estou aprendendo
A ser pai
A ser filho

Já te fiz um poema
E assim letra a letra
Traço a traço
Pouco a pouco
Vamos encurtando nossa distância



Virtudes de Pai
George Lemos
Fortaleza - CE

Ser pai é fazer algo além do previsto
É sobressair conhecendo e julgar protegendo
Para agradar o filho pequeno e também crescido
É ser forte superando limites
Ser pai é compreender tolerando

É ser herói na infância e exemplo na juventude
Ser severo ao afugentar estranheza
Ater-se a corrigir o filho com delicadeza
Ser pai é entender a vida miúda antes de ensinar
É cuidar com carinho sem machucar

É compartir a dor e o sofrimento materno
Quando em qualquer momento vivido
Oferecer arrimo para defender e amparar
E para atenuar, saber dizer não
Ser dedicado, amigo, possuir amor e doar

Pai não transfere ideia de imperfeição
Dosa atitudes para não ferir
Finge para gostar
Ama até sem perceber
E controla-se para não agredir

Formidável Pai, que chora, sente dor e alegria!
Paternidade genial em todas as idades
Tradução segura que alivia o coração
Ouve e tem as respostas, e retrata-se com espírito
Bendito Pai é aquele que fala baixinho, sem proferir grito

É peculiar, a elegância paternal com vaidade
Virtuoso e correto ao premeditar o que for verdade
Dedicado em preocupação mais do que devia
Homenagem têm apreço não só no dia dos pais
Mas em todas as horas vividas no dia a dia
Feliz Dias dos Pais.





 P A I
Márcia Kaline Paula de Azevedo
Mossoró - RN
P or motivos diversos
A gradeço a tua existência
I luminando o meu universo.



Te amo Pai
Jane Rossi
Guarulhos - SP

Meu herói, meu amor, meu abrigo
Meu espelho, professor, meu amigo
Nas minhas peraltices delegou o castigo
Ensinando-me separar o joio do trigo

Nos domingos de folga virava criança
Andei de bicicleta com sua segurança
Corri atrás da bola, ele foi temperança
Ser honesto e honrado foi a maior herança

Traçou todos os caminhos, ensinou lições
Deu amor, deu carinho em todas as situações
E na hora da dúvida, hora das decisões
Eu corria ao Pai pedindo orientações

Permanece vazio, seu lugar lá na mesa
Hoje eu sinto frio, coração em tristeza
Pai, amor e amigo, minha maior riqueza
Sei que andas comigo, sinto tua fortaleza

Te amo pai.


 

 
Poemeto da Saudade
Para meu pai
Marcial Salaverry
Santos - SP

Pai, quando bate aquela saudade,
penso na felicidade
que sempre tivemos...
Naqueles papos cheios de amizade,
daquele carinho...
E que logo teremos...
Até breve, pai...
Um dia nos encontraremos...





Pai... Preciso Falar!
Paulo Cesar Ribeiro [popou]
Guarulhos - SP

Falar de pai...
Que diria eu de meu pai?

Meu retrato de vida,
Espelho da minha caminhada,
Honestidade cristalina,
Trabalhador e família,
Exemplo de um homem bom,
Tudo isto sem dúvida alguma!
Isto são coisas que a gente sempre diz.

Falar de pai...
Que diria eu de meu pai?

Elogiaria seu rústico mode de educar,
Agradeceria sua ignorância ingênua,
Criado como foi, criatura igual se fez,
Tempos antigos modos mais brutos,
Castigos doloridos que marcam ainda.

Falar de pai...
Que diria eu de meu pai?

Admirável coragem com a luta do cotidiano
Serviço pesado, suor e muito cansaço,
Voltando pra casa com a mistura da janta,
Sério, sistemático pouco riso e palavras,
Sem chance de um abraço, de um eu te amo,
Tempos antigos modos mais brutos.

Falar de pai...
Que diria eu de meu pai?

Sempre lhe serei grato pela pessoa que sou.
Continuo amando sua ignorância ingênua,
Trouxe-me sabedoria para lidar com os dias de hoje.
De meu pai mais nada direi, pois ele já é luz!
Direi para meu pai...
Obrigado por ter sido meu pai!


Um comentário:

Reflexo em Coisas de Mulher disse...

Belissima e rica homenagem, merecida.
Quem sabe não passa em meu blog, onde falo sobre falso moralismo?
Vou adorar.

Postagens populares